Notícias

Paulinho da Força é escolhido por Hugo Motta como relator do projeto de anistia

Os aliados esperam o parecer em até duas semanas, enquanto oposição pressiona por inclusão de Bolsonaro.
Paulinho da Força é escolhido por Hugo Motta como relator do projeto de anistiaJosé Cruz / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou nesta quinta-feira (18) que o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) será o relator da proposta de anistia a condenados por ações golpistas, segundo o g1.

"Anuncio que o relator do PL 2162/23 será o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). Tenho certeza que ele conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário", escreveu Motta em rede social.

Crítico do governo Lula, apesar de apoiá-lo em 2022, Paulinho tem influência entre os políticos e no Judiciário. Ele deverá apresentar um novo texto, cuja urgência foi aprovada na quarta (17) e que poderá ser votado diretamente em plenário.

Aliados esperam o parecer em até duas semanas. O Solidariedade, que ficou fora da divisão de cargos do governo, ampliou seu desconforto com o Planalto. Lideranças afirmam que o relator deve propor redução de penas, mas não perdão total.

Amplitude da proposta

A anistia é prioridade da oposição, que pressiona pela inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Aliados de Paulinho e parte do Centrão defendem limitar o alcance.

Motta disse que o Congresso precisa superar o tema para avançar em "temas urgentes". O debate ganhou força após a condenação de Bolsonaro por tentativa de insurreição e já conta com apoio de setores do Centrão e do governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotado para 2026.