
Polônia admite que seu próprio míssil danificou casa no suposto incidente com drones russos

O governo da Polônia confirmou em entrevista à mídia polonesa TVN24 na quarta-feira (17) que um míssil lançado por um caça F-16 de sua própria força aérea atingiu uma casa na região de fronteira com Belarus durante uma operação de interceptação de drones na semana passada.

"Tudo indica que foi um míssil disparado por nossa aeronave de defesa da Polônia, da pátria e de nossos cidadãos", afirmou Tomasz Siemoniak, coordenador de serviços especiais, garantindo que o Exército assumirá os custos dos danos.
Em 16 de setempro, a mídia Rzeczpospolita revelou que se tratava de um míssil AIM-120 AMRAAM que apresentou uma falha no sistema de guiamento. A ogiva de 150 kg e 3 metros não explodiu graças aos dispositivos de segurança.
O incidente ocorreu em 10 de setembro quando a Polônia detectou múltiplos drones em seu espaço aéreo, atribuídos pela liderança do país à Rússia. Moscou, porém, negou qualquer intenção de atingir território polonês, afirmando que o alcance máximo de seus drones não ultrapassa os 700 km.
