Londres promete "o maior pacote de ajuda militar da história para a Ucrânia"

O secretário de Defesa britânico destacou o fato do Reino Unido ter sido o primeiro a fornecer a Kiev mísseis de longo alcance e tanques "modernos".

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciará "o maior pacote de ajuda militar para a Ucrânia" durante sua visita à Polônia nesta terça-feira, de acordo com um comunicado divulgado pelo seu Gabinete. 

"Os fundos adicionais de 500 milhões de libras esterlinas [cerca de 617 milhões de dólares] anunciados hoje, levando-nos a 3 bilhões de libras esterlinas [3.700 milhões de dólares] em ajuda militar do Reino Unido para a Ucrânia neste ano financeiro, serão usados para entregar rapidamente munição, defesa aérea, drones e apoio de engenharia urgentemente necessários", diz o texto.

Foi informado que Londres enviará a Kiev "o maior pacote único de equipamentos da história", incluindo 60 navios, mais de 1.600 mísseis de ataque e defesa aérea, mais de 400 veículos e quase 4 milhões de cartuchos de pequenas armas. 

"O Reino Unido sempre desempenhará seu papel na vanguarda da segurança europeia, defendendo nossos interesses nacionais e apoiando nossos aliados da OTAN", declarou Sunak.

O secretário de Defesa britânico, Grant Shapps, destacou o fato do Reino Unido ter sido o primeiro país a entregar mísseis de longo alcance e tanques "modernos" à Ucrânia.