Notícias

Petro diz que líderes latino-americanos têm mais experiência no combate às drogas que os EUA

Presidente colombiano afirma que país apreendeu quatro vezes mais drogas do que governos anteriores.
Petro diz que líderes latino-americanos têm mais experiência no combate às drogas que os EUAGettyimages.ru / Marcelo Hernandez

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou nesta quarta-feira (17) que "os líderes da América Latina" possuem "mais experiência na luta contra as drogas do que os Estados Unidos".

Durante um discurso público, Petro criticou a decisão do governo dos Estados Unidos de descertificar o país no combate ao narcotráfico.

"A Colômbia derramou seu sangue contra o narcotráfico, e agora Donald Trump está nos descertificando. Isso não é combate às drogas, é chantagem colonial. Soberania não é negociável", declarou o presidente colombiano.

Em mensagem direta ao presidente dos Estados Unidos, Petro destacou que sua gestão apreendeu "quatro vezes mais" drogas do que o governo do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.

"Dei a ordem de apreender tudo o que cruzar sem ameaçar nenhum país do mundo, nem mesmo o seu. Não ameacem países", afirmou ele, fazendo referência ao aumento das incursões da Marinha dos EUA no Caribe.

Ao comentar a decisão da Casa Branca, Petro classificou a medida como "uma injustiça, um profundo insulto ao país que mais sangue derramou para impedir que a sociedade americana e europeia consumisse tanta cocaína".