Notícias

Ministro-chefe da Escócia: as ações de Israel em Gaza "equivalem a uma limpeza étnica"

De acordo com Humza Yousaf, os "ataques indiscriminados" de Israel no enclave palestino "vão muito além de uma resposta legítima".
Ministro-chefe da Escócia: as ações de Israel em Gaza "equivalem a uma limpeza étnica"AP / Mohammed Hajjar

Humza Yousaf, ministro-chefe da Escócia (Reino Unido), acredita que as ações de Israel na Faixa de Gaza (Palestina) "equivalem a uma limpeza étnica", disse ele à Sky News na sexta-feira.

"Estou vendo as mesmas imagens que vocês estão vendo e as mesmas imagens que seus telespectadores estão vendo, dia após dia", disse ele. "E acho que é muito importante que cada pessoa levante sua voz e diga que o que estamos vendo de Israel, os ataques indiscriminados que estamos vendo, vão muito além de uma resposta legítima.

Sobre esse ponto, ele disse que o Governo britânico precisa deixar claro para o lado israelense que deve haver um cessar-fogo imediato e dizer aos seus aliados de confiança e ao país judeu que eles serão responsabilizados por quaisquer violações do direito internacional.

"Na semana passada, ouvimos declarações de ministros de alto escalão do Governo [do primeiro-ministro israelense Benjamin] Netanyahu [...] no sentido de que a população de Gaza deveria ser reassentada, retirada de Gaza, e eles chegaram ao ponto de dizer que os assentamentos israelenses deveriam estar agora em Gaza", continuou. "Se isso não é uma limpeza étnica, então não sei o que é", acrescentou.

Yousaf acredita que os líderes políticos deveriam parar de fazer rodeios e chamar o que estão vendo no enclave palestino pelo seu nome. "Não só estamos vendo uma crise humanitária, como também estamos vendo membros do alto escalão do Governo de Netanyahu fazendo declarações que são, francamente, a definição de limpeza étnica. E isso deve ser condenado da forma mais veemente possível", concluiu.