O porta-voz do Congresso espanhol, Patxi López, levantou na terça-feira (16) a hipótese de que a Espanha boicote e não participe da Copa do Mundo de Futebol de 2026 caso Israel se classifique para o torneio, informou a mídia internacional.
Patxi defende a exclusão de Israel de outras competições além da Copa do Mundo.
"O que queremos é que, se as equipes israelenses não puderem participar de eventos esportivos, algumas pessoas comecem a abrir os olhos. Porque, claro, os nossos estão abertos e não toleram o que vêem", disse López.
O porta-voz do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) afirmou que cidadãos estão saindo às ruas para "protestar contra o genocídio" atribuído a Israel. López acrescentou que o governo espanhol "avaliará a situação oportunamente" ao ser questionado sobre a possível não participação da Espanha no torneio, que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Israel ocupa a 3ª colocação do grupo nas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026, com 9 pontos, 6 a menos que a líder Noruega. A Itália está em 2º lugar, com os mesmos 9 pontos de Israel, mas ainda com um jogo a menos. Com três partidas restantes, Israel ainda mantém chances de classificação.