Notícias

Moscou desempenha papel crucial na segurança do Cáucaso - presidente azerbaijano

O Azerbaijão está ansioso para fortalecer ainda mais os laços com a Rússia, disse o presidente Ilham Aliyev
Moscou desempenha papel crucial na segurança do Cáucaso - presidente azerbaijanoAP / Pavel Bednyakov / Sputnik / Kremlin Pool Photo

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, observou que a Rússia está desempenhando um papel "fundamental" na garantia da segurança na região do Cáucaso durante uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, realizada em Moscou nesta segunda-feira. Os dois líderes discutiram várias questões bilaterais, que vão desde a cooperação econômica até a segurança regional.

A visita de Aliyev ocorre no momento em que a Rússia comemora o 50º aniversário da conclusão da Linha Principal Baikal-Amur, uma importante ferrovia da era soviética que se estende pela Sibéria Oriental até o Extremo Oriente. O falecido pai de Aliyev e ex-presidente do Azerbaijão, Heydar Aliyev, foi uma das principais figuras que supervisionaram a construção da linha. Após as conversas, Putin e Aliyev participaram de uma reunião com antigos construtores e trabalhadores da Linha.

Os dois presidentes expressaram a disposição de reforçar ainda mais os laços entre as duas nações e fortalecer a cooperação econômica e de segurança. Baku está "feliz com o progresso na resolução" de questões de segurança em aberto na região, acrescentou, sem mencionar diretamente tais questões.

"A Rússia desempenha um papel fundamental na garantia da segurança regional no Cáucaso e em outros lugares. Muito depende das ações e da cooperação entre nossos países. Estamos comprometidos em reforçar a confiança, a cooperação, o entendimento mútuo e a resolução de problemas em um espírito de colaboração e interesses compartilhados"

Embora o mandatário não tenha entrado em detalhes sobre o assunto, sua visita coincidiu com um importante desenvolvimento na região do sul do Cáucaso. Na semana passada, Moscou anunciou a retirada de sua força de paz da região azerbaijana de Karabakh.

A região, anteriormente povoada principalmente por armênios étnicos, permaneceu fora do controle de Baku por décadas, depois de se separar do país logo após o colapso da União Soviética e a declaração da extinta República de Nagorno-Karabakh.

A região separatista, que foi taticamente apoiada pela vizinha Armênia, tem sido uma fonte constante de tensões entre Yerevan e Baku e viu repetidas deflagrações armadas ao longo dos anos. A última grande escalada ocorreu no final de 2020 e resultou em uma grande derrota para a república não reconhecida e no subsequente envio de forças de paz russas para a região, com a missão de monitorar a situação e documentar as violações do cessar-fogo.