Notícias

Putin condecora Celso Amorim com 'Ordem da Amizade'

Condecoração russa reconhece o papel do assessor especial do presidente Lula no fortalecimento das relações bilaterais entre os países.
Putin condecora Celso Amorim com 'Ordem da Amizade'Gettyimages.ru / Ton Molina/NurPhoto

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu nesta quarta-feira (17) a Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, a "Ordem da Amizade". O decreto que concede a honraria foi divulgado no portal oficial de informações jurídicas da Rússia.

"Por sua contribuição significativa para o fortalecimento e desenvolvimento das relações amistosas entre a Federação Russa e a República Federativa do Brasil, a Ordem da Amizade é concedida a Celso Luiz Nunes Amorim, assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais", informou o documento oficial.

A Ordem da Amizade é uma condecoração civil atribuída pela Rússia a cidadãos russos e estrangeiros que se destacam no fortalecimento de laços de cooperação, amizade e entendimento entre povos, além de promover iniciativas culturais, sociais, econômicas e humanitárias que aproximem Moscou de outras nações.

  • Desde que assumiu o cargo em 2023, Celso Amorim tem atuado como intermediário do presidente Lula junto a Moscou, mantendo diálogos sobre o conflito na Ucrânia e fortalecendo os laços entre Brasil e Rússia.