O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, alertou nesta quarta-feira (17) que as ações "abusivas" e "desproporcionais" dos EUA no mar do Caribe colocam em risco os pescadores de qualquer país que pescam nessas águas.
"O que está acontecendo com os pescadores? Não apenas os da Venezuela, mas os pescadores de qualquer lugar do mundo que estejam na região do Caribe têm uma sentença de morte sobre eles, que se consideram o tribunal celestial para impor a pena capital sem julgamento”, afirmou Cabello em coletiva de imprensa realizada em Caracas.
O alto funcionário comentou que o envio de tropas americanas ao Caribe se deve ao fato de que as máfias do narcotráfico precisam de proteção para continuar com o contrabando em massa de drogas. "Eles precisam da frente caribenha para introduzir suas porcarias nos EUA", indicou Cabello.
O ministro do Interior também lembrou que, após a saída do departamento antidrogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês) do país, a Venezuela aumentou exponencialmente suas apreensões em toneladas de narcóticos das organizações de tráfico de drogas.
"O que eles querem fazer é plantar drogas em um barco venezuelano, só isso, eles estão ansiosos por isso", comentou Cabello, que acrescentou que, por essa razão, "os pescadores do Caribe estão sendo condenados à morte à vontade, vão fazer o que quiserem: escalar".
O ministro destacou que, historicamente, os negócios que mais geram dividendos para os EUA são o das drogas e o da guerra, ambos intimamente ligados às ações extraterritoriais de Washington, que, em sua suposta luta contra o narcotráfico e o terrorismo, deixaram milhões de vítimas assassinadas por suas tropas em todo o mundo.