Notícias

Rússia entra na corrida da internet por satélite como resposta ao Starlink da SpaceX

O novo sistema de satélite da Rússia, equivalente à rede dos EUA, começará a operar nos próximos meses, fornecendo internet de alta velocidade até mesmo em áreas remotas.
Rússia entra na corrida da internet por satélite como resposta ao Starlink da SpaceXJonathan Raa / Gettyimages.ru

A Rússia iniciou o desenvolvimento de seu próprio sistema de satélites semelhante ao Starlink americano. O chefe da Roscosmos, Dmitry Bakanov, anunciou o início da implantação em massa de uma constelação de satélites de órbita baixa que fornecerá internet de banda larga nos próximos meses.

Esse novo sistema, criado por uma empresa privada com a colaboração da Roscosmos, é considerado um equivalente direto à rede da SpaceX, liderada por Elon Musk. Bakanov afirmou que a Rússia está realizando "grandes avanços" na implementação dessa tecnologia.

O sistema russo oferecerá serviços "exatamente análogos" aos disponíveis no mercado global, garantindo acesso à internet de alta velocidade em qualquer lugar do mundo, mesmo em regiões mais remotas e de difícil acesso.

O plano de implantação será dividido em duas fases: a primeira, que começará em dezembro deste ano, contará com o lançamento de 300 satélites; a segunda fase adicionará outros 900 à constelação.

A base tecnológica do projeto já está estabelecida, com os satélites de teste tendo passado com sucesso nos testes em órbita, sendo que os protótipos foram aprimorados com base nos dados obtidos nesses experimentos. Os lançamentos estão previstos para ocorrer em lotes de 16 satélites por veículo de lançamento. Em dois anos espera-se que a constelação esteja operando em totalidade.