Equipes africanas se recusam a disputar semifinal em razão de camisa com mapa controverso

Uma partida de futebol entre a equipe argelina USM Argel e a marroquina Reinaissance Berkane, válida pelas semifinais da Copa das Confederações da CAF e que estava programada para o último domingo (21) em Argel, foi cancelada em razão de tensões políticas em torno do mapa exibido no uniforme do time marroquino.
O mapa destacado na camisa do Reinaissance Berkane mostra a contestada região do Saara Ocidental, ocupada por forças de Rabate, como pertencente ao território marroquino.
Camisas com mapas: eterna fonte de brigas geopolíticas e jogos cancelados.Dessa vez, a treta foi na África: uma partida entre USM Argel, da Argélia, e Renaissance Berkane, do Marrocos, não aconteceu devido a um mapa na camisa da equipe marroquina. pic.twitter.com/WUy9dh0VI4
— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) April 22, 2024
A região representa um ponto de significativa tensão entre ambos os Estados, tendo motivado a Argélia a romper as suas relações diplomáticas com o Marrocos em 2021. As autoridades do país acusam a nação vizinha de apoiar grupos separatistas que lutam contra Argel como forma de retaliação do apoio argelino à Frente Polisário - que reivindica o Saara Ocidental.
De acordo com a imprensa local, as autoridades da alfândega da Argélia confiscarem o equipamento do clube marroquino quando sua delegação chegou ao país. Em resposta, a equipe se recusou a jogar, conforme comunicado por Hakim Benabdellah, presidente do clube: "Não haverá debate sobre este assunto. Não haverá jogo sem camisas com o mapa completo do Reino de Marrocos".
Em um comunicado oficial tratando do cancelamento da partida, a Confederação Africana de Futebol pediu desculpas aos patrocinadores, apoiadores e parceiros de TV, e afirmou que ''o assunto será encaminhado aos órgãos competentes''.
