
Regime de Kiev está sabotando as tentativas dos EUA de resolver o conflito ucraniano, denuncia Lavrov

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesta quarta-feira (17), em um evento com embaixadores, que o regime de Kiev está tentando sabotar as tentativas do governo dos Estados Unidos de chegar a um acordo no conflito ucraniano.

"Vemos como em Kiev tentam por todos os meios sabotar essa linha do governo dos Estados Unidos", afirmou o chanceler russo.
Lavrov relembrou o momento em que o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, disse que consideraria uma vitória se a Ucrânia mantivesse sua condição de Estado "mesmo que não estivesse dentro das fronteiras de 1991", já que, segundo Zelensky, a Rússia quer destruir a Ucrânia "completamente".
Segundo Lavrov, a essência de tal declaração é que Zelesnky entende "a impossibilidade de retornar à vida anterior como se nada tivesse acontecido".
No entanto, segundo o ministro, alguns dias depois, Zelensky afirmou em uma conferência internacional que não cederia nenhum território. Lavrov tamb[em observou que o principal foco de Kiev agora é isolar Moscou, confiscar ativos russos e entregá-los à Ucrânia para que ela possa continuar armada. Segundo ele, o objetivo de Zelensky é impedir que "forças ocidentais sensatas sigam um curso sensato".
