Zangief é um dos personagens mais icônicos da famosa série de videogames 'Street Fighter'. Mas poucos sabem que o lutador fictício, também apelidado de "Ciclone Vermelho", foi inspirado no atleta soviético Viktor Zangief, que alcançou fama internacional na década de 1980.
Verdadeira história de Zangief: do fracasso à fama internacional
Na juventude, Zangief não gostava muito de artes marciais e só a praticava por insistência do pai. No entanto, tudo mudou após o Campeonato Júnior da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR), onde conquistou um honroso terceiro lugar.
A partir desse momento, o jovem intensificou seu treinamento e conquistou o título de campeão mundial em 1981, além de se tornar campeão europeu na categoria júnior em 1982. Embora não tenha logrado vitórias em competições internacionais para adultos, ele se destacou diversas vezes como campeão da Federação Russa de Esportes de Inverno (SFSR).
Aos 27 anos, Zangief já pensava em se aposentar, mas sua trajetória tomou um rumo inesperado no final da década de 1980 com a visita do fundador da New Japan Pro Wrestling, Antonio Inoki, a Moscou.
Da luta livre ao personagem 'Street Fighter'
Em 1991, as empresas japonesas Capcom e Sony lançaram 'Street Fighter II: The World Warrior', onde Zangief apareceu como um dos oito lutadores iniciais, permanecendo nas sequências do game.
O "Ciclone Vermelho" é inteiramente inspirado no atleta soviético e reproduz a força e as técnicas de Zangief. O personagem é considerado revolucionário nos jogos de luta, pois sua aparição em Street Fighter II marcou o estabelecimento do estereótipo do lutador que domina a técnica do grappling, baseada em arremessos, quedas, rasteiras, luta agarrada, combate no chão e golpes de submissão.
De acordo com a história do personagem, Zangief é um lutador patriota que participa de torneios a pedido do líder da URSS, inspirado em Mikhail Gorbachev, para representar seu país e deter vilões. Embora sua personalidade tenha variado, ele tem sido retratado principalmente como um lutador muito destemido e tático, propenso a temperamentos impulsivos e sempre muito competitivo.
Zangiev em outras mídias
Zangief apareceu em outros games relacionados à saga do 'Street Fighter' : 'X-Men vs. Street Fighter', 'Marvel Superheroes vs. Street Fighter', 'Marvel vs. Capcom', 'Marvel vs. Capcom 2', 'Capcom vs. SNK', 'Capcom vs. SNK 2', 'SNK vs. Capcom: Match of the Millennium', 'SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash', 'Pocket Fighters' e 'Super Gem Fighter'.
O personagem também apareceu no filme de ação Street Fighter (1994), interpretado por Andrew Bryniarski. O filme, estrelado por Jean-Claude Van Damme e Raul Julia, foi um sucesso comercial apesar das críticas negativas.
Zangief também apareceu em filmes de animação e séries de anime como Street Fighter II: The Animated Movie, de 1994; Street Fighter II V, de 1995; e Street Fighter Zero, de 2000, entre outros. Ele também aparece no filme da Disney Detona Ralph, de 2012, e na sequência de 2018, WiFi Ralph: Quebrando a Internet.