O presidente dos EUA, Donald Trump, mandou uma mensagem ao governo venezuelano nesta terça-feira (16) em meio à escalada das ações militares dos EUA no sul do Caribe.
"Eu diria imediatamente: parem de enviar o Tren de Aragua [gangue criminosa da Venezuela] para os Estados Unidos. Parem de enviar drogas para os Estados Unidos", afirmou o presidente um dia após a escalada americana na região, que envolveu outro atentado a bomba contra um barco supostamente transportando narcóticos.
Relembre:
Trump havia postado um vídeo nas redes sociais de um novo ataque contra supostos "narcoterroristas venezuelanos ". Hoje, o presidente confirmou que um terceiro barco foi bombardeado.
"Sob minhas ordens, as Forças Armadas dos EUA realizaram um segundo ataque cinético contra cartéis de narcotráfico e narcoterroristas, positivamente identificados e extremamente violentos, na área de responsabilidade do Comando Sul", escreveu no Truth Social.
Horas antes, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a divulgação do vídeo do primeiro ataque, que deixou 11 mortos. "Foi muito grave que eles tenham fornecido um vídeo ao presidente dos EUA em uma coletiva de imprensa e o publicado em sua conta no Truth Social sem verificar os dados", disse, acrescentando que o vídeo "merece uma investigação no mais alto nível" por parte da Casa Branca.
O presidente venezuelano também denunciou o deslocamento de tropas incomum dos EUA no sul do Caribe, iniciada em agosto, como "uma agressão militar em andamento".