Notícias

Israel bombardeia porto no Iêmen

As Forças de Defesa de Israel cumpriram sua advertência e lançaram um ataque contra a cidade de Hodeida.
Israel bombardeia porto no IêmenLegion-media.ru / Orit Ben

As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram um ataque contra o porto iemenita de Hodeida nesta terça-feira, após terem emitido um aviso horas antes e exigido que o local fosse evacuado.

De acordo com o porta-voz dos houthis, o general Yahya Saree, as defesas aéreas repeliram os ataques israelenses, "causando grande confusão" e forçando algumas das formações a se retirarem antes de completar sua missão.

Enquanto isso, as FDI confirmaram a ofensiva contra o porto de Hodeida, indicando que o local é usado pelo grupo iemenita para "a transferência de armas fornecidas pelo regime iraniano", com o objetivo de perpetrar ataques contra Israel e seus aliados.

  • Israel mantém trocas periódicas de ataques com os houthis iemenitas, que respondem com ofensivas contra o território israelense em apoio à população da Faixa de Gaza, onde Tel Aviv realiza uma sangrenta ofensiva militar desde outubro de 2023.
  • Na terça-feira passada, um bombardeio israelense na capital iemenita, Sana, deixou dezenas de mortos e mais de cem feridos. Entre os alvos atacados por Israel em julho estão três portos iemenitas, incluindo o de Hodeida, bem como a central elétrica de Hodeida Ras al Khatib e o navio Galaxy Leader, capturado pelo grupo xiita em 2023.