América Latina pode perder uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo

O icônico santuário inca de Machu Picchu, no Peru, corre o risco de perder o status de uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo.
O New7Wonders afirmou que o título exige compromisso com a conservação e a gestão responsável do local, de acordo com padrões internacionais.
Em comunicado divulgado no sábado, a entidade apontou problemas graves, como o turismo excessivo sem gestão sustentável, aumento nos preços de serviços e produtos, riscos de danos ao patrimônio histórico, irregularidades na venda de ingressos e dificuldades no transporte terrestre. Também foram citadas falhas nas políticas de conservação e gestão.
Jean-Paul de la Fuente, diretor do New7Wonders, destacou ainda os conflitos em Cusco e a falta de coordenação entre instituições e empresas de turismo, além das reclamações recorrentes de visitantes.
Reação das autoridades
O Ministério da Cultura se pronunciou na segunda-feira (16), depois que a imprensa local trouxe à tona preocupações sobre o Santuário Histórico de Machu Picchu, garantindo que "a conservação e proteção do local não estão sendo comprometidas".
O ministério ressaltou que a UNESCO é "o único órgão competente para promover globalmente a identificação, proteção e preservação do patrimônio cultural e natural, reconhecendo seu valor universal excepcional para a humanidade".
