O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse, em entrevista ao Roda Viva na segunda-feira (15), que mantém boa relação com o presidente Lula e lembrou que ele recentemente o elogiou em uma reunião com líderes de partidos.
Sobre o episódio em que Lula o chamou de golpista, Temer afirmou que sente "pena" do presidente, porque "ele fala isso para agradar uma ala do PT, percebe? Eu compreendo bem isso".
Ele acrescentou que apoiou o segundo governo de Lula e que, recentemente, o presidente reconheceu: "O melhor presidente da Câmara quando era o presidente foi o Temer".
Temer, que era vice de Dilma Rousseff (PT), assumiu a Presidência após o impeachment contra ela, considerado golpe pelo PT e aliados, e governou de 31 de agosto de 2016 até o fim de 2018. Na época, também foi acusado por alguns setores de atuar como "informante" dos Estados Unidos.
Sobre a relação atual entre Brasil e EUA, comentou: "Convenhamos, este gesto dos Estados Unidos recuperou a figura do Lula. Nós todos sabemos disso. Foi uma recuperação porque invocou-se soberania nacional, que ninguém põe o pé, etc. Levantou a história eleitoral do Lula".