Notícias

Gigante metalúrgica russa Nornickel se integrará parcialmente à China

A realocação da produção contornará as sanções ocidentais impostas ao metal russo, afirmou o presidente da empresa de mineração.
Gigante metalúrgica russa Nornickel se integrará parcialmente à ChinaGettyimages.ru / He Huawen / VCG

A mineradora e refinadora Nornickel planeja construir uma usina de fundição de cobre na China, informou nesta segunda-feira o presidente da empresa, Vladimir Potanin.

"Isso nos permitirá levar o produto mais perto do local de consumo", explicou Potanin em uma entrevista à Interfax, detalhando que a transferência da produção ajudará a contornar as sanções ocidentais ao metal russo. "O produto final será vendido como chinês", tornando as sanções mais difíceis, acrescentou.

Além disso, argumentou que é "uma nova forma de entender como a divisão internacional do trabalho deve funcionar". "Com as jurisdições amigáveis, concordamos em nos concentrar nas áreas em que cada uma é eficaz", disse, especificando que, nesse caso, a Nornickel lidará com a extração e o processamento, enquanto transferirá "as questões ambientais, de cálculo, de acesso ao mercado e de personalização de nossos produtos ao local onde são resolvidas mais eficazmente, neste caso a China", que se espera "represente mais da metade" das vendas.

Com essa realocação, a Rússia também terá a oportunidade de dominar a tecnologia de produção de baterias, que é "fundamental tanto para o transporte quanto para várias instalações industriais".

Segundo Potanin, a fábrica deverá ser construída até 2027.

  • A Nornickel é a maior produtora de níquel e paládio no mundo, bem como um dos principais produtores de platina, cobalto, cobre e ródio.