EUA prometem anunciar retaliações ao Brasil na 'próxima semana'

O secretário de Estado citou a condenação de Bolsonaro e suposta "opressão judicial" do STF como motivos pela resposta norte-americana ao país.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou em entrevista à Fox News nesta segunda-feira (15) que o governo norte-americano anunciará "na próxima semana" novas medidas contra o Brasil, em reação à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por planejar um golpe de Estado.

Rubio declarou que o "Estado de Direito está se desintegrando" no Brasil após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão.

Durante a entrevista, o funcionário de alto escalão criticou, sem mencionar nomes, o que chamou de "juízes ativistas", fazendo referências a medidas promovidas pelo ministro Alexandre de Moraes. "Temos esses juízes ativistas – um, em particular – que não só perseguiu Bolsonaro, aliás, ele tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido. Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso", sustentou o secretário.

Nesse sentido, Rubio alegou a existência de uma crescente opressão judicial "opressão judicial" no Brasil, citando decisões do STF que buscam "atingir empresas americanas e até mesmo pessoas que operam fora dos Estados Unidos". Na semana passada, Rubio já havia criticado Moraes, chamando-o de "violador de direitos humanos" e prometendo que "os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas", em referência às decisões do magistrado brasileiro contra Jair Bolsonaro.