Datafolha: anistia para Bolsonaro é reprovada por 54% dos brasileiros

A pesquisa consultou 2.005 pessoas em 113 cidades do Brasil, nos dias 8 e 9 de setembro.

Mais da metade da população brasileira é contra a concessão de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

Pesquisa Datafolha com 2.005 entrevistados em 113 cidades apontou que 54% rejeitam a proposta no Congresso Nacional que busca anistiar Bolsonaro, o primeiro ex-presidente do país condenado por tentativa de golpe passível de pena em regime fechado.

Em contrapartida, 39% apoiam a anistia, 2% se dizem indiferentes e 4% não souberam opinar. Além disso, 61% se manifestaram contra o perdão a quem participou dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, que resultaram em 1.630 ações judiciais e 683 condenações.

A campanha pela anistia, promovida pela família Bolsonaro, conta com apoio de partidos do Centrão e incentivo de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, junto ao governo do aliado Donald Trump, presidente dos EUA.

Até o momento, as tentativas de Eduardo para libertar o pai provocaram tarifas sobre exportações brasileiras para os EUA e sanções a ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes.