
Trump anuncia acordo com a China para 'preservar' TikTok nos EUA

Washington e Pequim chegaram a um acordo sobre "uma determinada empresa", afirmou o presidente dos EUA, Donald Trump, em referência ao TikTok.

A ByteDance, dona da plataforma, tem até 17 de setembro para vender sua participação no país e evitar o fechamento do aplicativo.
"Um acordo foi alcançado sobre uma determinada empresa que os jovens do nosso país queriam preservar. Eles ficarão encantados!", escreveu Trump nesta segunda-feira (15) no Truth Social, comentando conversas entre representantes chineses e americanos em Madrid.
"A importante reunião comercial entre os EUA e a China na Europa correu muito bem! Terminará em breve", disse o presidente, acrescentando que se encontrará com o líder chinês, Xi Jinping, na sexta-feira (19).
TikTok vs. EUA
Em 2024, o então presidente Joe Biden assinou uma lei que obrigava a venda do TikTok sob pena de banimento imediato nos EUA. Já no cargo, Trump emitiu uma ordem executiva adiando a medida. Depois, prorrogou o prazo duas vezes: de abril para junho e, em seguida, até 17 de setembro. Não está claro se haverá nova extensão.
