Cientistas estimam possivel distância e tempo da civilização tecnológica mais próxima de nós

A chave os cálculos está nas condições necessárias para o surgimento e a sustentabilidade de uma vida complexa como a presente na Terra, como a presença de placas tectônicas e níveis baixos de dióxido de carbono.

De acordo com uma nova pesquisa apresentada na conferência EPSC-DPS 2025 em Helsinque, Finlândia, a civilização tecnológica mais próxima da humanidade na Via Láctea poderia estar a uma distância de aproximadamente 33.000 anos-luz de distância, informa a Europlanet.

Além disso, para que tal civilização existisse ao mesmo tempo que a nossa, ela precisaria ter uma longevidade extraordinária: pelo menos 280.000 anos, sendo mais provável que tenha até mesmo milhões de anos.

O estudo, conduzido por Manuel Scherf e Helmut Lammer do Instituto de Pesquisa Espacial da Academia Austríaca de Ciências, sugere uma forte probabilidade de não encontrarmos mundos semelhantes à Terra com civilizações tecnológicas avançadas.

A base desses cálculos está nas condições essenciais para o surgimento e a manutenção da vida complexa, incluindo placas tectônicas, cruciais para regular os níveis de dióxido de carbono e sustentar uma atmosfera rica em oxigênio e nitrogênio, fundamental para uma biosfera estável. Isso sugere que a probabilidade de existência de vida extraterrestre inteligente é extremamente pequena, já que tais condições são raramente observadas em outros planetas.