Donald Trump esclareceu à imprensa neste domingo se Washington planeja realizar ataques contra o território continental da Venezuela, em meio ao agravamento das tensões pelo envio de tropas americanas ao sul do Mar do Caribe para, supostamente, enfrentar os cartéis de drogas.
"Vamos ver o que acontece", respondeu o presidente dos EUA. "A Venezuela está nos enviando seus bandidos, seus traficantes de drogas e suas drogas. Isso não é aceitável", afirmou.
"Muitas drogas chegam da Venezuela, muito Tren de Aragua tentando sair, nós os paramos com sucesso na fronteira", declarou Trump, que responsabilizou o país latino-americano por "enviar" os membros da organização criminosa ao território americano.
Posição de Caracas
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, declarou que as acusações de narcotráfico contra seu país são uma mentira "tão grosseira e falaciosa quanto a de que o Iraque tinha armas de destruição em massa". Nesse contexto, ele indicou que "a Venezuela não é um país relevante em matéria de tráfico de drogas" e ressaltou, citando dados da ONU, que toda a cocaína é produzida na Colômbia, que "tem mais de 400.000 hectares de folhas de coca".