
Vice-secretário de Estado dos EUA revoga visto de brasileiro que ironizou morte de Charlie Kirk

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou no sábado (13) que determinou a revogação do visto do médico brasileiro Ricardo Barbosa por uma publicação sobre a morte do ativista conservador Charlie Kirk em suas redes sociais.
''Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical!'', escreveu o brasileiro na ocasião.

O oficial classificou como ''assustador'' o posicionamento do médico, considerada a mensagem mais grave entre outras semelhantes sobre a morte. Anteriormente, Landau, segundo mais alto funcionário do Departamento de Estado, havia prometido manter pessoas que ''glorificam a violência'' fora dos EUA.
"El quitavisas"
Nos últimos dias, Landau também tem respondido diretamente em suas redes sociais a publicações ''denunciando'' críticas a Donald Trump e seu governo.
Em diversas ocasiões, Landau utilizou a mesma imagem de um "bat-sinal" com o símbolo do Departamento de Estado e a frase em espanhol "el quitavisas", em uma referência ao cancelamento de vistos.
Entre as interações, Landau usou a imagem para reagir a uma postagem sobre o influenciador Pedro Certezas, que, embora não tenha glorificado a violência nem comentado publicamente sobre o caso Charlie Kirk, escreveu palavras de baixo calão direcionadas a Trump e afirmou que o pai do presidente era ligado à Ku Klux Klan.
— Christopher Landau (@DeputySecState) September 14, 2025
Landau também reagiu com a imagem a um artigo da Folha de S.Paulo, intitulado ''Cânceres deixam de crescer quando perdem a voz'', publicado um dia após Kirk ser morto com um tiro na garganta. Em um trecho da publicação, lê-se: ''para erradicar um câncer é preciso tirar-lhe a voz. Está sendo uma boa semana para isso.''
Outra publicação que recebeu resposta do diplomata foi a de um internauta que afirmou estar ''amando'' as notícias sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, em um inquérito sobre tentativa de golpe, e sobre o assassinato de Kirk.
— Christopher Landau (@DeputySecState) September 14, 2025
Em uma outra interação, Landau foi marcado em uma publicação que pede o cancelamento do visto do influenciador Felipe Neto, que está passando férias nos Estados Unidos.
Em tom de denúncia, o internauta solicitou que outras pessoas comentassem a publicação com "tudo o que ele [Felipe] falou sobre o Trump e os EUA". Em resposta, Landau voltou a anexar a mesma imagem do "bat-sinal" e questionou: "Não é o shopping Premium Outlets em Orlando?"
