Notícias

Vice-secretário de Estado dos EUA revoga visto de brasileiro que ironizou morte de Charlie Kirk

Christopher Landau também indicou que cidadãos que criticam Trump podem ter seus vistos suspensos, mesmo sem terem glorificado a violência.
Vice-secretário de Estado dos EUA revoga visto de brasileiro que ironizou morte de Charlie KirkReprodução/@DeputySecState

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou no sábado (13) que determinou a revogação do visto do médico brasileiro Ricardo Barbosa por uma publicação sobre a morte do ativista conservador Charlie Kirk em suas redes sociais. 

''Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical!'', escreveu o brasileiro na ocasião. 

O oficial classificou como ''assustador'' o posicionamento do médico, considerada a mensagem mais grave entre outras semelhantes sobre a morte. Anteriormente, Landau, segundo mais alto funcionário do Departamento de Estado, havia prometido manter pessoas que ''glorificam a violência'' fora dos EUA. 

"El quitavisas"

Nos últimos dias, Landau também tem respondido diretamente em suas redes sociais a publicações ''denunciando'' críticas a Donald Trump e seu governo.

Em diversas ocasiões, Landau utilizou a mesma imagem de um "bat-sinal" com o símbolo do Departamento de Estado e a frase em espanhol "el quitavisas", em uma referência ao cancelamento de vistos.

Entre as interações, Landau usou a imagem para reagir a uma postagem sobre o influenciador Pedro Certezas, que, embora não tenha glorificado a violência nem comentado publicamente sobre o caso Charlie Kirk, escreveu palavras de baixo calão direcionadas a Trump e afirmou que o pai do presidente era ligado à Ku Klux Klan.

Landau também reagiu com a imagem a um artigo da Folha de S.Paulo, intitulado ''Cânceres deixam de crescer quando perdem a voz'', publicado um dia após Kirk ser morto com um tiro na garganta. Em um trecho da publicação, lê-se: ''para erradicar um câncer é preciso tirar-lhe a voz. Está sendo uma boa semana para isso.''

Outra publicação que recebeu resposta do diplomata foi a de um internauta que afirmou estar ''amando'' as notícias sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, em um inquérito sobre tentativa de golpe, e sobre o assassinato de Kirk.

Em uma outra interação, Landau foi marcado em uma publicação que pede o cancelamento do visto do influenciador Felipe Neto, que está passando férias nos Estados Unidos. 

Em tom de denúncia, o internauta solicitou que outras pessoas comentassem a publicação com "tudo o que ele [Felipe] falou sobre o Trump e os EUA". Em resposta, Landau voltou a anexar a mesma imagem do "bat-sinal" e questionou: "Não é o shopping Premium Outlets em Orlando?"