
Atos pró-palestinos tomam conta de Madrid e causam cancelamento de importante evento de ciclismo

Manifestantes pró-Palestina invadiram neste domingo (14) vários pontos do percurso da etapa final da competição de ciclismo "Volta a Espanha" na capital, Madrid, o que gerou resposta das forças policiais.
De acordo com a mídia local, o evento teve de ser cancelado.
🔴 Aumenta la tensión en Madrid durante la última etapa de La Vuelta: los manifestantes saltan al recorrido y los Antidisturbios buscan poner ordenhttps://t.co/Z0Sbd7AwYDpic.twitter.com/HNvmmPp3EC
— Cadena SER (@La_SER) September 14, 2025
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram grades que delimitam o percurso derrubadas no chão, enquanto manifestantes gritam frases com críticas a Israel, como "boicote a Israel!" ou "Netanyahu assassino".
🔴ÚLTIMA HORA | La Policía carga contra los manifestantes propalestinos tras irrumpir estos en el recorrido de la Vuelta a la altura de Atocha, Cibeles y Gran Vía. Sigue la última hora de la etapa https://t.co/HNDVruwZ06📹 @juanjoglarpic.twitter.com/xpEeOMDwBj
— EL PAÍS (@el_pais) September 14, 2025
Antes dos atos, a organização do "La Vuelta" fez modificações no percurso na tentativa de impedir o cancelamento do evento, informou a imprensa. No entanto, os ciclistas foram forçados a parar em quando os manifestantes conseguiram acessar a área da competição.
O presidente espanhol, Pedro Sánchez, expressou "admiração" pelos protestos:

"Reconhecimento e respeito absoluto aos atletas, mas também nossa admiração a um povo como o espanhol, que se mobiliza por causas justas como a da Palestina. Viva os direitos humanos e o povo espanhol!", disse.
O prefeito de Madrid, José Luis Martínez Almeida, por sua vez, responsabilizou Sánchez pelo ocorrido.
"A violência venceu o esporte e responsabilizo o presidente do Governo", escreveu em sua conta na rede social X. "Madrid foi tomada pela violência. Conseguiriam interromper a última etapa do "La Vuelta" e passar uma imagem vergonhosa do nosso país", criticou.
📹Una multitud se defiende con vallas de la Policía tras invadir el recorrido de La Vuelta a la altura del paseo del Pradohttps://t.co/Z0Sbd7AwYDpic.twitter.com/Tr1STLBIkX
— Cadena SER (@La_SER) September 14, 2025
