
Rússia e Belarus ampliam exercícios militares no Ártico e no Báltico

Enquanto a OTAN reforça sua presença na Europa, Rússia e Belarus seguem com os exercícios militares "Zapad-2025", voltados para a preparação defensiva e o fortalecimento da segurança do espaço soberano de ambas as nações. Conforme divulgado em um comunicado oficial neste sábado (13), as manobras não têm como alvo países terceiros.

No segundo dia de atividades, foram realizadas simulações de dissuasão no Ártico, operações contra sabotagem no Báltico e deslocamento de aeronaves equipadas com mísseis hipersônicos Kinzhal, além de bombardeiros estratégicos.
"Todos os voos das aeronaves das Forças Espaciais Russas são realizados em estrita conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo", afirmou a pasta.
Entre as ações registradas, a Frota do Norte realizou treinamentos de assalto anfíbio de um inimigo simulado. De acordo com a pasta, um helicóptero Ka-27 partiu do destróier Severomorsk para reconhecimento aéreo e orientação de alvos.
Em seguida, marinheiros realizaram disparos contra um alvo marítimo, utilizando mísseis de cruzeiro em simulação assistida por computador. Os militares também utilizaram armas leves para neutralizar embarcações não tripuladas simuladas.
Em outra etapa, caças MiG-31 armados com mísseis Kinzhal sobrevoaram o mar de Barents durante quatro horas, treinando ataques contra instalações de um inimigo fictício.

