O vereador paulistano Lucas Pavanato (PL) propôs, na quinta-feira (11), um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo para mudar o nome da rua "Estados Unidos", no bairro do Jardins, para "Estados Unidos – Charlie Kirk", em homenagem ao ativista conservador pró-Trump morto nesta semana após ser baleado em um evento na Universidade do Vale de Utah.
Na justificativa do projeto apresentado, Pavanato sustenta que Kirk "foi uma peça-chave" na mobilização juvenil nos EUA, "especialmente durante os esforços em prol da reeleição do então presidente Donald Trump".
No texto, o influenciador republicano é chamado de "modelo de coragem", além de uma "referência moral". O vereador também classificou o ataque como "brutal", cometido por um "extremista de esquerda".
"A violência que tirou a vida de Charlie Kirk não atingiu apenas um homem, mas um símbolo de luta contra a intimidação ideológica e contra a erosão da liberdade. Sua morte nos lembra da urgência de rejeitar a política da desumanização, que transforma adversários em inimigos a serem eliminados", afirma o documento.
Saiba mais sobre quem foi Charlie Kirk em nosso artigo.