
'Democracia brasileira é mais saudável do que a americana', diz NYT após condenação de Bolsonaro

O jornal norte-americano The New York Times classificou nesta sexta-feira (12) a condenação do ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, como "um contraste gritante com os Estados Unidos", citando o processo enfrentado pelo atual presidente do país, Donald Trump, por tentar reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020.

Trump foi sentenciado à prisão, mas os processos judiciais que enfrenta foram arquivados com sua volta à Casa Branca, destacou o NYT. O jornal citou a "custosa" demora da Justiça norte-americana em agir contra as ações do presidente, observando que, em contraste, "os ministros brasileiros [do Supremo Tribunal Federal] reagiram com força" contra "o autoritarismo de Bolsonaro".
Trump foi sentenciado à prisão, mas os processos judiciais contra ele foram arquivados com seu retorno à Casa Branca, destacou o NYT. O jornal ressaltou a demorada e "custosa" atuação da Justiça norte-americana em relação às ações do presidente, observando que, em contraste, "os ministros brasileiros [do STF] reagiram com firmeza" contra o autoritarismo de Bolsonaro.
"Essas falhas institucionais provaram ser custosas. O segundo governo Trump tem sido abertamente autoritário, armando agências governamentais e as implantando para punir críticos, ameaçar rivais e intimidar o setor privado, a imprensa, escritórios de advocacia, universidades e grupos da sociedade civil", afirmou.
Segundo a publicação, Bolsonaro "tomou pesadamente emprestado o manual de Trump", já que Trump também disparou ataques contra "as instituições democráticas".
"Aproveitando-se da história de envolvimento militar na política do Brasil, Bolsonaro, um ex-capitão do exército, cultivou uma aliança com integrantes das Forças Armadas. Sem uma base partidária ou legislativa forte, ele dependeu do apoio militar."
- Na quinta-feira (11), Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por sua participação no golpe de Estado que visava impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.
- De acordo com o NYT, a tentativa de golpe no Brasil só não prosperou por que "felizmente, o comando do Exército, sob pressão do governo Biden, recusou-se a apoiar".
Críticas contra as sanções de Trump contra o Brasil
No texto, o jornal também criticou as sanções "sem precedentes" impostas pelo governo Trump contra o Brasil após o processo contra Bolsonaro ter sido iniciado na Suprema Corte.
A publicação criticou Washington, afirmando que Trump "intimida autoridades brasileiras a poupar Bolsonaro da Justiça", abandonando "quase quatro décadas de relações dos EUA com a América Latina".
O texto é finalizado com a afirmação de que "com todas as suas falhas, a democracia brasileira é mais saudável hoje do que a americana", e que os norte-americanos deveriam aprender com ela.

