Moscou adverte os EUA de "um fiasco retumbante e humilhante como o do Vietnã"

De acordo com Maria Zakharova, a Casa Branca não está apostando em uma "vitória mítica" de Kiev, mas sim que a Ucrânia resistirá pelo menos até as eleições presidenciais dos EUA.

A interferência dos EUA no conflito ucraniano resultará em um "fiasco retumbante e humilhante", disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"As elites governantes dos Estados Unidos, independentemente de sua filiação partidária, estão dispostas a fornecer armas ao regime de Kiev para que ele possa lutar até o último ucraniano, dando continuidade, entre outras coisas, a ataques terroristas contra alvos civis em território russo, ações de desvio e assassinatos de jornalistas", declarou a porta-voz.

Zakharova acrescentou que a Casa Branca não está apostando em uma "vitória mítica" de Kiev, mas que a Ucrânia resistirá pelo menos até as eleições presidenciais dos EUA, para não arruinar a imagem do atual presidente, Joe Biden.

"Nesse contexto, confirmamos que as ações de Washington como parte 'de fato' do conflito serão recebidas com uma resposta decisiva incondicional, e sua imersão cada vez mais profunda na guerra híbrida contra a Rússia resultará em um fiasco tão retumbante e humilhante para os Estados Unidos quanto foi no Vietnã e no Afeganistão", concluiu Zakharova.

A Câmara dos Deputados dos EUA votou no sábado a favor de um projeto de lei para fornecer ao regime de Kiev 60,8 bilhões de dólares em ajuda, incluindo 23 bilhões para reabastecer os arsenais dos EUA.