O Exército Ucraniano tentou atacar uma central nuclear russa utilizando um drone na madrugada desta sexta-feira (12), informou a empresa estatal de energia atômica Rosatom.
O ataque teve como alvo o edifício do reator nº 3 da Central Nuclear de Smolensk, localizada no sul da província de mesmo nome. De acordo com a Rosatom, o drone foi neutralizado por meio de sistemas técnicos especializados.
Ao cair, o drone detonou perto do poço de ventilação do reator. Como consequência do ataque, foram registrados danos em várias janelas de salas auxiliares, incluindo a sala de caldeiras de partida e reserva, bem como na unidade de refrigeração.
A mídia local confirmou os danos materiais, enquanto que a Rosatom garantiu que a segurança operacional da usina não foi comprometida.
"Não houve vítimas nem danos. As equipes de segurança estão trabalhando no local. A segurança de operação da central atômica está assegurada. O incidente não afetou o funcionamento da instalação. Atualmente, os três reatores da usina nuclear de Smolensk operam normalmente com uma capacidade total de 3.031 megawatts. A radiação de fundo na área industrial da central e seus arredores não foi alterada e se mantém dentro dos níveis naturais", afirmou a Rosatom no comunicado.