Banco Central da Rússia reduz taxa básica de juros

Trata-se do terceiro corte consecutivo desde junho passado.

O Banco Central da Rússia reduziu a taxa básica de juros para 17% nesta sexta-feira (12). A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Administração do Banco Central.

As decisões futuras sobre as taxas de juros serão tomadas com base na estabilidade da tendência de desaceleração da inflaçãoinformou o banco.

Trata-se do terceiro corte consecutivo na taxa básica de juros. Após permanecer em 21% desde outubro de 2024, o Banco Central reduziu a taxa de juros para 20% no início de junho e, em julho, para 18%.

Em agosto de 2025, o mercado consumidor registrou uma queda de preços de -0,4%segundo o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia. Na semana de 2 a 8 de setembro de 2025, a inflação do mercado consumidor foi de 0,1%.

A redução da taxa básica de juros para 17% "abre caminho para novos investimentos e crescimento", disse Kirill Dmitriev, representante especial do presidente russo para cooperação econômica com países estrangeiros e diretor geral do Fundo Russo de Investimento Direto.

QUEM É ELVIRA NABIULINA, A 'DAMA DE FERRO' QUE IMPEDIU O COLAPSO DA ECONOMIA RUSSA? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.