O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, conversaram por telefone durante aproximadamente meia hora na tarde desta quinta-feira (11), conforme comunicou a Agência Brasil.
"Ao recordar a tradicional cooperação em matéria de meio ambiente e enfrentamento da mudança do clima, o presidente Lula ressaltou a importância da COP30 em Belém para reunir compromissos climáticos ambiciosos e à altura da crise climática que o planeta vive. O chanceler Merz afirmou que a Alemanha se fará representar em alto nível na COP de Belém", comunicou o Planalto.
Os líderes reafirmaram estarem comprometidos com a proteção da democracia e do multilateralismo, além de comemorarem o envio do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia para análise do Conselho Europeu, que foi divulgado na última semana. Se espera que a assinatura do tratado entre os dois blocos ocorra ainda neste ano.
Neste momento, o acordo precisa passar pela aprovação da União Europeia, o que requer votação no Parlamento Europeu e uma maioria qualificada entre os estados membros da UE, ou seja, 15 dos 27 países que representam 65% da população.
Não há garantia de que a aprovação ocorrerá em nenhum dos casos, e ainda há resistência por parte de grandes nações europeias, especialmente da França, cujo setor agrícola teme os efeitos da concorrência com a agricultura brasileira.
Lula e Merz também decidiram realizar, no próximo ano, uma terceira reunião de alto nível entre os dois países, que têm se encontrado desde 2023. O presidente brasileiro confirmou que o país será homenageado na Feira Industrial de Hannover de 2026. O governo federal planeja montar cinco pavilhões e facilitar a presença de 160 empresas brasileiras no evento.