
EUA prometem 'responder adequadamente' após STF condenar Bolsonaro

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, pronunciou-se em suas redes sociais após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro em um julgamento histórico apurando trama golpista.

''As perseguições políticas do sancionado violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam, já que ele e outros integrantes do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiram de forma injusta prender o ex-presidente Jair Bolsonaro'', escreveu Rubio em seu perfil no X.
Na mesma publicação, Rubio prometeu que ''os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas''.
Relembre:
Nesta semana, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que os Estados Unidos não têm medo de usar seu ''poderio militar'' para proteger a liberdade de expressão global, ao ser questionada sobre a possibilidade de novas sanções ao Brasil em razão do caso Bolsonaro.
#URGENTE Casa Branca comenta julgamento de Bolsonaro e diz estar pronta para usar 'poderio militar' contra Brasil❗️O caso é uma ''prioridade'' para o governo Trump, que busca ''proteger a liberdade de expressão'' no mundo inteiro, afirmou a porta-voz Karoline Leavitt. pic.twitter.com/gUCpW2D1L7
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 9, 2025
Celso Amorim, assessor especial da presidência do República, classificou a declaração como ''extremamente preocupante'', observando que a postura não estabelece um ambiente propício para o diálogo entre as nações. Ele pontuou, no entanto, que a ameaça é ''inútil'' para alterar o curso do processo, prevendo que o STF agiria com ''independência''.
Vale lembrar que, ao anunciar tarifas de 50% contra o Brasil, Trump vinculou a medida ao julgamento de Bolsonaro, chamando o caso de ''caça às bruxas''.
