Imprensa chinesa destaca investimento da Petrobrás em resiliência urbana e social

A Petrobras anunciou na quarta-feira (10) que investirá R$ 21 milhões para apoiar projetos sociais e ambientais em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O programa, que tem como objetivo fortalecer a adaptabilidade e a resiliência de comunidades e cidades frente à crise climática, chamou a atenção da mídia chinesa.
Denominado "Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação e Resiliência Climática nas Cidades",o projeto prevê o uso de tecnologias comunitárias e o desenvolvimento de infraestrutura urbana sustentável. O investimento contempla iniciativas voltadas para áreas vulneráveis a eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e deslizamentos.
"A Petrobras já atuava com projetos ambientais, mas agora estruturamos uma frente dedicada a soluções baseadas na natureza com capacidade para desenvolver projetos de ganho de escala em conservação e restauração, bioeconomia e ações de mitigação e aumento de resiliência urbana frente às mudanças do clima", afirmou José Maria Rangel, gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras.
O portal chinês Sina destacou que, nos últimos anos, desastres naturais impactaram severamente essas regiões. Em 2024, o Rio Grande do Sul registrou a pior enchente em décadas, com mais de 100 mortos e centenas de milhares de desabrigados, enquanto que cidades litorâneas de São Paulo enfrentaram fortes chuvas e incêndios.
