CEO do JPMorgan alerta para perspectivas econômicas sombrias nos EUA: 'Está se enfraquecendo'

Em entrevista à imprensa americana, Jamie Dimon citou o enfraquecimento do poder de compra dos consumidores e a queda no número de empregos.

A economia dos Estados Unidos está claramente em desaceleração, afirmou nesta semana o CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, baseando-se em um relatório do Departamento de Estatísticas Trabalhistas, que registrou 911 mil (-0,6%) postos de trabalho não agrícolas a menos em 2025 até o mês de março. 

"Acredito que a economia está se enfraquecendo. Se está a caminho de uma recessão ou apenas desacelerando, não sei", declarou Dimon em entrevista ao canal CNBC.

Durante a fala, o CEO também citou o enfraquecimento do poder de compra dos consumidores e o lucro corporativo ainda robusto no país.

"Há muitos fatores diferentes na economia neste momento (...) Só precisamos esperar para ver", afirmou.

Os dados oficiais dos EUA mostram que a geração de empregos quase estagnou, com apenas 73 mil vagas em julho e 22 mil em agosto. No último mês, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou ter demitido a comissária do órgão responsável por divulgar as estatísticas trabalhistas, Erika McEntarfer, acusando-a de manipular relatórios mensais para prejudicar sua administração.