A Agência de Combate às Drogas dos EUA (DEA) emitiu um alerta sobre a circulação de uma nova versão do nitazeno, opioide sintético até 100 vezes mais potente que o fentanil e resistente à naloxona (antídoto para overdoses), informou o New York Post na quarta-feira (10).
Segundo as autoridades, a droga imita medicamentos legítimos, como a oxicodona, e passa despercebida. A droga foi apreendida durante uma operação em Hicksville, Nova York, em agosto, e já está ligada a mortes por overdose em todo o país.
O agente especial Frank Tarentino classificou a substância como "alarmante" e conta que nunca havia sido identificada no nordeste americano.
"Isso é o que está matando pessoas. É mais potente que o fentanil e pode estar causando as mortes por overdose e envenenamento que estamos vendo nos Estados Unidos", destacou.
- Na operação, foi preso Anthony Gianatiempo, 34 anos, e apreendidos, além do nitazeno, 59 pílulas de fentanil, 47 de metanfetamina, 750 g de fentanil em pó e um arsenal explosivo. A DEA alerta que a droga é traficada por redes criminosas organizadas.