
Europeus e Ucrânia nunca derrotarão a Rússia, afirma Lukashenko

Na Ucrânia, acreditam que podem derrotar a Rússia, mas isso nunca acontecerá, afirmou nesta quinta-feira (11) o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.
"Na Ucrânia, acreditam que podem ganhar a guerra, conquistar. Isso nunca vai acontecer", disse ele.

Lukashenko comentou ainda as acusações da Polônia de que drones russos violaram seu espaço aéreo: "Como selvagens. Estão agravando a situação do nada. Provavelmente querem que nós reajamos. Bem, já avisei mil vezes que não queremos guerras nem conflitos. Não queremos que as fronteiras sejam fechadas. Mas se nos depararmos com um fato consumado, seremos forçados a reagir", afirmou.
Presidente bielorrusso também falou sobre as perspectivas de paz entre Rússia e Ucrânia. "Tenho certeza absoluta de que os russos estão dispostos a aceitar o que os americanos disseram. Já discutimos isso com o presidente russo [Vladimir Putin] em mais de uma ocasião. A questão está nas mãos dos europeus e de Zelensky", declarou.
Posição da Rússia
Moscou reitera que está pronta para chegar a uma solução pacífica para o conflito, mas ressaltou que isso precisa considerar as realidades territoriais e as causas profundas da crise.
Sobre a suposta incursão de drones, o governo russo disse que, durante o recente ataque massivo contra empresas do complexo militar-industrial ucraniano, não havia planos de atingir alvos em território polonês.
