Notícias

Saiba como Charlie Kirk ajudou Trump a mobilizar os votos e vencer em 2024

Fundador da Turning Point USA, organização que mobilizou eleitores jovens para Trump, foi baleado durante evento em universidade no estado de Utah.
Saiba como Charlie Kirk ajudou Trump a mobilizar os votos e vencer em 2024Gettyimages.ru / Joe Raedle

Charlie Kirk, o ativista conservador assassinado na quarta-feira (10) durante um evento público na Universidade de Utah Valley, foi uma figura-chave na estratégia de participação eleitoral de jovens que votaram para a vitória de Trump nas eleições presidenciais em 2024.

Kirk era uma das vozes jovens mais influentes da direita americana. Aos 18 anos, ele cofundou a organização sem fins lucrativos TPUSA (Turning Point USA) focada em disseminar ideias conservadoras. A TPUSA cresceu de um pequeno grupo de debate para uma máquina de mobilização com a presença em cerca de 3.500 campi universitários e de ensino médio.

Estratégia de Kirk

Sua estratégia agressiva e populista, com a organização de eventos em massa como a Cúpula de Ação Estudantilfoi crucial para conquistar eleitores jovens em estados decisivos como Arizona, Wisconsin e Pensilvânia, reformulando a mensagem conservadora para uma geração desencantada com o status quo político.

Durante uma turnê chamada de "Você está recebendo lavagem cerebral", Kirk visitou dezenas de campi universitários, abordando questões como economia, imigração, aborto, igualdade no casamento e preconceito liberal no meio acadêmico, ampliando o alcance de sua mensagem conservadora.

Já após a vitória de Trump, Kirk se consolidou como um dos representantes mais visíveis do movimento MAGA (Make America Great Again).

  • Kirk, de 30 anos, foi atingido no pescoço durante uma sessão de perguntas com estudantes e não resistiu aos ferimentos. O governador republicano de Utah, Spencer Cox, classificou o crime como um "assassinato político".

SAIBA MAIS SOBRE QUEM FOI CHARLIE KIRK EM NOSSO ARTIGO.