
Charlie Kirk, ativista conservador famoso por debates online, é baleado nos EUA, apontam imagens

O ativista conservador Charlie Kirk foi baleado no pescoço nesta quarta-feira (10), durante uma sessão de perguntas e respostas com estudantes na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos, segundo a imprensa local.
🚨 Charlie Kirk, ativista conservador famoso por debates online, é baleado nos EUA, apontam imagens pic.twitter.com/Y4l20Hd4bP
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 10, 2025
De acordo com testemunhas, o suspeito do crime foi preso e está sob custódia das autoridades norte-americanas. *Atualização: uma fonte da universidade relatou à CBS News que o suposto atirador foi liberado pela polícia. Informações indicam que o homem não era o verdadeiro atirador.
🇺🇸❗️Suposto atirador de Charlie Kirk é detido https://t.co/CYbSgBY4eIpic.twitter.com/W4BNiktvzB
— RT Brasil (@rtnoticias_br) September 10, 2025
Kirk, de 31 anos, foi levado a um hospital e está em estado crítico, informou a Associated Press, citando uma autoridade policial
O presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu à notícia minutos após o ataque.
"Devemos todos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. QUE DEUS O ABENÇOE!", escreveu Trump em sua rede Truth Social.

Vídeos do tiroteio estão circulando nas redes sociais, incluindo um publicado pela congressista republicana Marjorie Taylor Greene.
"Charlie Kirk foi baleado! Rezem por ele!", compartilhou ela em sua conta na rede X.
O FBI já encaminhou uma equipe até o local para "monitorar de perto" a situação.
"Nossos pensamentos estão com Charlie, seus entes queridos e todos os afetados", publicou o diretor do FBI, Kash Patel, na rede X.
180 metros de distância
Em comunicado, a Universidade do Vale de Utah informou que um único tiro foi disparado contra Kirk, e que a distância entre o prédio de onde partiu o disparo e o local da palestra era de aproximadamente 180 metros
"Por volta das 12h20 (horário local), tiros foram disparados de um prédio a cerca de 180 metros do palestrante. Até onde sabemos, o indivíduo foi atingido e levado imediatamente por seus seguranças", disse Ellen Trean, porta-voz da Universidade de Utah Valley em entrevista a Fox News.
Musk critica esquerda
Elon Musk reagiu ao ataque contra Charlie Kirk por meio de sua rede X.
"A esquerda é o partido do ASSASSINATO", compartilhou Musk.
O bilionário compartilhou um post do investidor e ativista político Shaun Maguire que denuncia a violência atribuída à esquerda nos últimos anos.
"A esquerda nos deu lições durante a última década sobre os perigos da violência da direita. Das tentativas de assassinato do presidente Trump. Para Brian Thompson, o CEO da United Healthcare, sendo assassinado. Agora para Charlie Kirk. O perigo estava na verdade na esquerda", relatou Maguire.
Comoção internacional
Diversas figuras públicas do Brasil têm enviado mensagens de apoio ao ativista norte-americano através de suas redes sociais.
"Estou rezando por @charliekirk11. Não acredito que isso está acontecendo...", publicou o deputado federal Nikolas Ferreira.
"Nossas orações pela saúde de @charliekirk11 covardemente atingido por um tiro em seu pescoço hoje numa universidade", compartilhou Eduardo Bolsonaro.

