Cientistas destacam quais alimentos podem ajudar a prevenir o câncer

Pesquisadores recomendam incluir mais frutas e vegetais nas refeições para reduzir os riscos à saúde.

"O consumo de aproximadamente 5 porções diárias de frutas e vegetais foi associado à redução na mortalidade," revelaram os pesquisadores em artigo publicado no jornal Circulation.

No âmbito do estudo divulgado, pesquisadores analisaram os dados de saúde e nutrição de mais 100 mil pessoas por 30 anos junto com mais 24 pesquisas nessa área, chegando à conclusão de que o consumo de certos alimentos pode ajudar a evitar doenças graves.

Frutas 

As frutas frescas, além de saborosas, são ricas em antioxidantes que podem ajudar a criar radicais livres que nos mantêm saudáveis. É importante selecionar as frutas com atenção, escolhendo as frescas e não modicadas geneticamente, sendo as mais recomendadas as maçãs, amoras, uvas e framboesas.

Legumes 

Os Tomates são famosos por conter licopeno, um antioxidante que é efetivo na prevenção do câncer de próstata e de pulmão, enquanto que o alho e a cebola são capazes de bloquear a formação de nitrosaminas que são potentes carcinógenos. É curioso que quanto mais picante for o alho ou a cebola, maior será o conteúdo de compostos químicos que ajudam a prevenir o câncer. 

Cúrcuma e azeite

Adicionando novos sabores ao prato, os condimentos podem ao mesmo tempo ser benéficos à saúde. A cúrcuma é composta de curcumina, que reduz o risco de câncer. A meta-análise sobre o consumo de azeite de oliva e o desenvolvimento de tumores revelou que seu consumo está associado a uma probabilidade 31% menor de ocorrência da doença