TEMPO REAL: França é tomada por protestos contra governo Macron sob lema 'vamos bloquear tudo'

A França amanheceu sob fortes protestos nesta quarta-feira (10). Uma coalizão de grupos de esquerda convocou protestos sob o lema "Vamos bloquear tudo!", com o objetivo expresso de paralisar o país através da obstrução de vias de transporte e de serviços essenciais.
Em resposta à ameaça de que até 100 mil manifestantes possam participar dos atos antigovernamentais, o governo mobilizou um contingente de 80 mil policiais em todo o território nacional.
Os protestos são a face mais visível de um descontentamento popular crescente contra as políticas do presidente Emmanuel Macron, particularmente suas propostas de cortes nos gastos públicos. A crise de legitimidade se aprofundou na terça-feira (9) com a renúncia do primeiro-ministro, François Bayrou.
Macron nomeou o então ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, como novo chefe de governo. Apesar dessa mudança, a medida é vista por analistas como insuficiente para acalmar os ânimos, e o país parece entrar em um novo e perigoso ciclo de instabilidade.
10 set 2025 | 14:52 GMT
14:52 GMT
Em Bordeaux, cerca de 2.000 estudantes se reuniram para uma assembleia geral chamada Interfac após participarem de uma manifestação de 20.000 pessoas. A polícia teria inundado a praça com gás lacrimogêneo.
🔴 BORDEAUX | AG A 2000 ETUDIANTS REPRIMEE 2 000 étudiants se réunissaient en assemblée générale interfac après une manif de 20 000 personnes, la police a noyé la place de gaz lacrymogènes. pic.twitter.com/ujsvoglP9d
— Révolution Permanente (@RevPermanente) September 10, 202514:18 GMT
Um grande incêndio ocorreu em um restaurante parisiense durante protestos violentos, relata a Franceinfo.
🔴 🗣 DIRECT - Mouvement "Bloquons tout" le 10 septembre : violent incendie dans un restaurant à Paris. #franceinfo#canal16pic.twitter.com/72wjhzE0wK
— franceinfo (@franceinfo) September 10, 202513:59 GMT
A União dos Estudantes da França disse que, de acordo com o primeiro censo da união, 80.000 jovens se mobilizaram em todo o país hoje "para derrubar [o presidente Emmanuel] Macron e acabar com sua guerra social e racista".
13:25 GMT
Os programas da France Inter foram interrompidos por uma greve "contra a política de austeridade e o plano orçamentário", segundo a emissora.
Jornalistas e funcionários da France Inter responderam a um chamado de greve dos sindicatos.
13:12 GMT
Quase 30.000 manifestantes participaram da manifestação, segundo estimativas do governo divulgadas pela imprensa local.
O Ministério do Interior registrou 430 protestos, 273 comícios e 157 bloqueios, com um total de 29.000 pessoas em todo o país até esta manhã.
13:07 GMT
Cerca de 200 manifestantes marcharam pela Rua Victor Hugo, em Paris, queimando todos os contêineres de lixo que encontraram, informou a imprensa local.
12:35 GMT
Quatrocentos manifestantes, incluindo muitos ferroviários sindicalizados, invadiram o saguão de uma das estações de trem de Lyon para participar dos protestos.
Em meio à fumaça de sinalizadores, cartazes e uma bandeira palestina, os manifestantes gritavam: "Estamos aqui!" "Renuncie Macron!". Uma faixa também foi vista com os dizeres: "Urinar no chuveiro é bom, mas cagar no capitalismo é melhor".
🔴 ALERTE INFO | La gare de Lyon est ENVAHIE par la manifestation du 10 septembre. Ils sont en train d'entrer dans le restaurant gastronomique historique du TRAIN BLEU avec des fumigènes. #Onbloquetoutpic.twitter.com/mAzpa7kYp2
— SIRÈNES (@SirenesFR) September 10, 202512:11 GMT
Um vídeo foi compartilhado nas redes sociais mostra um policial atirando gás lacrimogêneo contra ciclistas sem motivo aparente.
🚨🇫🇷 FLASH INFO | Un policier a été filmé en train de gazer des cyclistes et des passants, sans raison apparente. pic.twitter.com/SthPBazt7B
— Cpasdeslol (@cpasdeslol_X) September 10, 202511:13 GMT
Manifestantes em Estrasburgo foram perseguidos e atacados com gás lacrimogêneo pela polícia enquanto tentavam bloquear uma rodovia perto de Montagne Verte. Várias pessoas foram presas.
🔴 STRASBOURG l Les manifestants qui voulaient bloquer l'autoroute près de Montagne Verte ont été gazés et pourchassés par la police et les CRS. Une personne au moins a été arrêtée. #10septembrepic.twitter.com/bsQccrgPkk
— Révolution Permanente (@RevPermanente) September 10, 202510:57 GMT
De acordo com estimativas preliminares do comando policial de Bouches-du-Rhône, cerca de 8.000 manifestantes concentram-se no centro da cidade de Marselha. A marcha começou na praça Les Réformés e agora atravessa a cidade.
🔴 « Macron démission ! » - À Marseille, une foule immense réclame la démission immédiate d'Emmanuel MacronPartout en France, les blocages et les rassemblements se multiplient, des grandes villes jusqu'aux plus petites, pour obtenir le départ du chef de l'État, responsable du… pic.twitter.com/AElqnvW17N
— L'insoumission (@L_insoumission) September 10, 2025
