O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, e o embaixador da Rússia em Caracas, Sergey Melik-Bagdasarov, realizaram uma reunião "altamente produtiva" na capital venezuelana nesta terça-feira (9), com o objetivo de fortalecer a aliança estratégica entre os dois países.
Durante a reunião, os diplomatas discutiram ''o atual cerco enfrentado por nossa região latino-americana e caribenha'', segundo uma nota oficial.
Na ocasião, Gil destacou a importância de impulsionar a agenda comum e fortalecer os vínculos entre Caracas e Moscou, "rumo a um novo mundo multipolar".
O encontro reforça os laços entre Venezuela e Rússia e se insere em um contexto mais amplo de cooperação estratégica entre os países, que inclui o Acordo de Cooperação e Associação Estratégica assinado em maio de 2025 pelos presidentes Nicolás Maduro e Vladimir Putin.
- No dia anterior, o secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou a marinheiros e fuzileiros navais em um navio de guerra nos arredores de Porto Rico que eles não foram enviados ao Caribe para treinamento, mas sim para uma missão com o objetivo de combater o narcotráfico.
- Já no domingo (7), Trump afirmou, sem fornecer mais detalhes, que ''em breve'' o mundo descobrirá se seu país planeja realizar ataques contra o território venezuelano, em meio à crescente tensão entre as nações.
- Em repetidas ocasiões, a Venezuela destacou a eficiência de seu combate ao narcotráfico, criticando a "narrativa absurda" de oficiais dos EUA que pretendem colocar Caracas no "centro" de sua política antidrogas.