
Macron nomeia mais um primeiro-ministro em meio à crise política na França

Nesta terça-feira (9), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro, após François Bayrou deixar o cargo ao perder um voto de confiança na Assembleia Nacional.
"A atuação do Primeiro-Ministro será pautada pela defesa da nossa independência e do nosso poder, pelo serviço ao povo francês e pela estabilidade política e institucional para a unidade do país", publicou o Palácio de Eliseu em um comunicado oficial.

Lecornu, ministro das Forças Armadas desde 2022, será o quinto primeiro-ministro do governo Macron em menos de dois anos. Considerado um aliado leal, ele apoiou a candidatura presidencial de Macron em 2017
Mais cedo, o então primeiro-ministro da França, François Bayrou, apresentou sua renúncia após ser derrotado por 364 votos a 194 em uma moção de confiança no Parlamento, realizada na segunda-feira (8). O premiê perdeu apoio político depois de propor um plano de cortes de € 44 bilhões, que incluía o cancelamento de dois feriados e o congelamento dos gastos do governo.
