Derrota de Milei em Buenos Aires causa pânico aos especuladores financeiros

O dólar disparou; o risco-país saltou para 1.100 pontos e ações de companhias argentinas chegaram a despencar 20% em Wall Street.

A derrota do partido La Libertad Avanza, do presidente argentino Javier Milei, na província de Buenos Aires, provocou forte impacto nos mercados cambial e financeiro do país.

O risco-país, indicador da percepção sobre a dívida soberana, subiu a 1.100 pontos após ter fechado abaixo de 1.000 na semana anterior, informou o portal Ámbito Financiero nesta segunda-feira (8).

O efeito também foi imediato nas ações. Empresas argentinas listadas em Wall Street chegaram a cair até 20%. No mercado doméstico, o principal índice da Bolsa de Buenos Aires recuou 12,7%.

O dólar ultrapassou a barreira de 1.400 pesos e alguns bancos passaram a vendê-lo a 1.460 pesos.

Eleições parlamentares

Nas eleições parlamentares na província de Buenos Aires, realizada no domingo (7), o La Libertad Avanza foi derrotado pela aliança opositora Fuerza Patria.

Foram escolhidas 23 vagas no Senado e 46 na Câmara dos Deputados locais. Com 99,37% das urnas apuradas, a coalizão liderada por Axel Kicillof, atual governador da província, teve 47,28% dos votos, contra 33,71% do partido de Milei, diferença de mais de 13 pontos percentuais.