Em entrevista exclusiva à RT, Maduro aponta qual é o principal cartel da droga no mundo

"Existe um cartel do Norte, que é clandestino. 85% dos bilhões obtidos anualmente com o tráfico internacional de drogas estão em bancos dos Estados Unidos", afirmou o líder venezuelano.

Em entrevista ao ex-presidente equatoriano Rafael Correa no programa "Conversa com Correa" da RT, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comentou a invasão de navios da Marinha dos EUA no sul do Mar do Caribe.

Segundo ele, Washington usa o combate ao tráfico de drogas apenas como pretexto, situação que agravou as relações entre os dois países.

Maduro afirmou que o verdadeiro alvo dos EUA são os recursos de petróleo e gás da Venezuela, que possui as maiores reservas de petróleo do mundo e a quarta maior de gás. A declaração foi uma resposta às acusações da Casa Branca sobre o suposto "Cartel do Sol".

"Existe um cartel do Norte, que é clandestino. 85% dos bilhões de dólares obtidos anualmente com o tráfico internacional de drogas estão em bancos dos Estados Unidos. É lá que está o cartel, que o investiguem e o desmantelem", disse.

"Lavagem de dinheiro. Se você quer combater o tráfico de drogas, acabe com a evasão fiscal", acrescentou o presidente venezuelano.

Ele ainda afirmou: "Analisei os dados fornecidos pelo vice-presidente e considero que os bancos dos Estados Unidos, os bancos legais, movimentam mais de 500 bilhões de dólares por ano. Se eles querem investigar o cartel, que investiguem o cartel no Norte, porque é de lá, dos Estados Unidos, que todo o tráfico de drogas na América do Sul e no mundo é controlado. Eles também controlam o tráfico de ópio. É nos Estados Unidos que estão as máfias, os verdadeiros cartéis."

Tensão crescente