EXCLUSIVO: Maduro revela à RT o que está por trás da presença militar dos EUA no Caribe

Washington está de olho nas maiores reservas de petróleo, gás e ouro do planeta e "combate as drogas" é um mero pretexto, afirma o presidente Venezuelano.

Controlar as vastas riquezas da Venezuela é, segundo Nicolás Maduro, a real razão para a presença de navios, aviões de guerra, mísseis e um submarino nuclear dos Estados Unidos perto da costa do país, sob o argumento de combate ao narcotráfico.

A declaração foi feita no programa "Conversando com Correa" da RT, apresentado pelo ex-presidente equatoriano Rafael Correa.

Maduro disse que o interesse americano está no petróleo e no gás. Ele lembrou que a Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, ampliada por novas tecnologias de extração, e a quarta maior de gás, localizada na região do Caribe, onde foi enviada a frota dos EUA.

O líder afirmou ainda que o país pode deter a maior reserva de ouro do mundo, além de 30 milhões de hectares de terras aráveis, abundância de água e posição estratégica que conecta a América Central e do Norte ao Atlântico.

Tensão crescente