Nesta segunda-feira (8), os presidentes Luis Arce, da Bolívia, e Gustavo Petro, da Colômbia, comemoraram os resultados das eleições na província argentina de Buenos Aires, que registraram uma vitória expressiva do peronismo contra o partido do presidente argentino, Javier Milei. A aliança peronista Força Pátria venceu com 47,3% dos votos, enquanto a sigla governista A Liberdade Avança ficou com 33,7%.
Em sua conta no X, Arce afirmou que o resultado "é uma clara rejeição às políticas liberais e a reafirmação do compromisso do povo argentino com um modelo nacional que prioriza o bem-estar coletivo, a soberania e a defesa dos direitos humanos, em oposição a políticas que buscam desmantelar o Estado e precificar a vida da classe trabalhadora".
O presidente boliviano acrescentou que os argentinos rejeitaram ideias de "privatização, desigualdade social e esquemas de austeridade neoliberais que beneficiam apenas alguns".
Na mesma linha, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, destacou que "a Argentina dos argentinos verdadeiramente livres brilhará", em publicação acompanhada de um vídeo das celebrações da aliança peronista Força Pátria, realizadas na noite de domingo.