O vereador de São Paulo Nabil Bonduki (PSOL) pediu nesta segunda-feira (8) que seja investigada a origem de um bandeirão dos Estados Unidos exibido na Avenida Paulista durante a manifestação pró-anistia aos condenados do 8 de janeiro.
Em postagem no X, Bonduki indagou: "[O bandeirão] é o mesmo do jogo da NFL? (...) Se for, precisamos tomar providências, já que se trata de um evento promovido e financiado com recursos da prefeitura. É fundamental investigar o que aconteceu".
Nas redes, internautas também notaram que uma bandeira muito semelhante foi exibida na sexta-feira (5), durante a partida da liga de futebol americano entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, realizada na Neo Química Arena.
- No domingo (7), Dia da Independência do Brasil, um ato convocado pelo pastor Silas Malafaia reuniu milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista. Ele contou com a presença de figuras políticas como Michelle Bolsonaro e os governadores Tarcísio de Freitas e Romeu Zema.
- Além do bandeirão norte-americano, o ato incluiu cartazes escritos em inglês, fantasias de Tio Sam, chapéus do Pateta e personagens como Mickey e Minnie Mouse.