Notícias

Vice-presidente da Venezuela diz que combate ao narcotráfico é mais eficaz sem a presença dos EUA

A Administração de Repressão às Drogas dos EUA atuou na Venezuela entre 1999 e 2004; desde então, os indicadores melhoraram, destacou Delcy Rodríguez.
Vice-presidente da Venezuela diz que combate ao narcotráfico é mais eficaz sem a presença dos EUAMatias Delacroix / AP

Nesta segunda-feira (8), a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, destacou que o trabalho das autoridades nacionais no combate ao narcotráfico tem se mostrado mais eficaz do que no período em que a Administração de Repressão às Drogas (DEA), dos Estados Unidos, atuava no país.

Segundo ela, um relatório aponta que entre 1999 e 2004, período de atuação da DEA, foram apreendidas 209 toneladas de drogas na Venezuela. Já entre 2005 e 2025, sob coordenação do governo venezuelano, o número subiu para 1.054,93 toneladas, o que representa um aumento de 43% na eficácia. Rodríguez acrescentou ainda que, entre 2012 e 2025, foram neutralizadas 402 aeronaves utilizadas para o tráfico de drogas.

A vice-presidente também citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que indicam que 85% dos lucros do narcotráfico se concentram nos Estados Unidos.

Segundo Rodríguez, 57% das operações suspeitas de lavagem de dinheiro relacionadas ao fentanil nos Estados Unidos passam pelo sistema bancário tradicional. Ela acrescentou que outros setores também são usados para movimentações ilícitas, como o mercado imobiliário, o comércio de artigos de luxo e os cassinos, com destaque para cidades como Las Vegas e Atlantic City.

Ela ressaltou ainda que 87% da cocaína que chega aos Estados Unidos provém da rota colombiana, enquanto apenas 5% passa pelo território venezuelano.

"A Venezuela demonstra uma eficácia de 70% na apreensão e destruição da droga que tenta cruzar seu território. As 'cifras espelho' confirmam a coerência entre nossos registros e os dos países receptores", afirmou.