Notícias

Alemanha indica principal suspeito de sabotagem ao Nord Stream

A Polícia Federal e o Departamento Federal de Investigação Criminal da Alemanha acreditam ter solucionado o caso do atentado ao gasoduto Nord Stream, que transportava gás natural da Rússia à Europa Ocidental.
Alemanha indica principal suspeito de sabotagem ao Nord StreamGuarda Costeira Sueca / Folheto / Agência Anadolu / Gettyimages.ru

O ex-comandante das Forças Armadas Ucranianas e atual embaixador no Reino Unido, Valery Zaluzhny, teria sido o responsável pela ordem de sabotar o gasoduto Nord Stream, que por anos forneceu gás russo a baixo custo para a Europa, conforme reportou nesta segunda-feira (8) o jornal Welt, citando um investigador alemão.


A Polícia Federal e o Departamento Federal de Investigação Criminal da Alemanha acreditam ter solucionado o caso do atentado ao gasoduto.

De acordo com as investigações, os tripulantes do veleiro Andromeda, considerados os supostos responsáveis pela sabotagem, foram contratados pelo então comandante militar em Kiev.

Em novembro de 2024, o Der Spiegel revelou que Zaluzhny sugeriu explodir não apenas o Nord Stream, mas também o TurkStream, que conecta a Rússia à Turquia no Mar Negro. No entanto, essa última operação acabou sendo malsucedida.